segunda-feira, março 17, 2008

O melhor vinho do mundo em 2008, é Português


No prestigiado concurso francês Vinalies Internationales, esta garrafa entrou em prova cega juntamente com mais 3000 vinhos de 36 países diferentes, saíndo como vinho vinho vencedor.

O vinho é o monovarietal Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas.

Logicamente, a subjectividade da prova não tornará este vinho o melhor vinho do mundo para toda a gente, o que seria de nós se não houvessem outros tantos vinhos tão bons como este. Pessoalmente gosto muito da colheita de 2004, mas deixo-me de fora destas batalhas de classificações dedicando-me apenas ao prazer das provas.

Num momento como este, o vinho Português só pode estar de parabéns pois volta mais uma vez a ver o seu valor reconhecido num dos grandes "palcos" mundiais.

PS: Com uma produção de apenas 11.000 garrafas, algo me diz que o preço de 9€ vai disparar pelo menos para o dobro... Será que estarei enganado?

2 comentários:

Mestre disse...

Amigo, fico feliz com este post porque sou fã incondicional desta produtora, desde o ano de 2001, onde bebi pela primeira vez um tinto Castelão através do Clube do Vinho.

Regularmente delicio-me com o D. Ermelinda e o Terras do Pó, vinhos de muito boa qualidade e a um excelente preço (abaixo dos 5€) mas este Syrah nunca o tinha visto.

Só espero ter oportunidade de o provar e esperar mais sucessos para os vinhos lusos. Afinal, temos muita coisa boa por cá.

Lídia Amorim disse...

não estás enganado não... :P

beijinhu