domingo, fevereiro 08, 2009

Sabores em Viagem: Restaurante D.O.C.

"Degustar, Ousar e Comunicar. Entrar no D.O.C. é aceitar uma viagem gastronómica que apela a todos os sentidos e emoções..."

Hoje trago-vos a crítica de um dos restaurantes que mais me deu prazer conhecer em 2008. O seu nome é D.O.C., e as três letras fazem lembrar a designação aplicada aos vinhos de mesa "Denominação de Origem Controlada".

Na realidade, D.O.C. significa Degustação de Origem Certificada, denominação esta que se enquadra plenamente nas ambições desde restaurante tão bem poisado sobre o Douro.

O D.O.C. situa-se na localidade de Folgosa, na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão. Está de pé desde 2007 e já foi "alvo" de vários prémios como a Melhor Carta de Vinhos (Revista de Vinhos), o Novo Projecto Privado (Prémios Turismo de Portugal), e por exemplo o Garfo de Ouro (Jornal Expresso). O restaurante é também sinónimo de eventos gastronómicos e vínicos que vão acontecendo ao longo do ano. Desta forma o D.O.C. funciona não só como um sítio onde se pode comer e apreciar, mas também como um sítio onde se pode aprender.

Mas falemos um pouco da visita ao restaurante.

Espaço: 10
O espaço é muito original pois o restaurante situa-se numa plataforma sobre a água que contempla um pequeno cais. Desta plataforma consegue-se vislumbrar o restaurante através dos enormes vidros, que do interior, proporcionam um excelente panorama para o rio Douro. O local é calmo e sereno, o espaço é amplo e de linhas modernas, conforto bem presente. Bastante original é o facto de no interior existir um plasma onde é possível ver em directo tudo aquilo que se está a passar na cozinha. O estacionamento não apresenta problemas e o interior é exclusivamente para não fumadores.

Serviço: 10
Tratamento VIP, desde o Chef Rui Paula que nos recebeu, e meteu conversa connosco várias vezes durante a refeição, numa atitude de descontracção e prazer inacreditável. A equipa do restaurante é constituída maioritariamente por jovens, dinâmicos e profissionais, sempre com um sorriso nos lábios. O escanção da casa Hélder Matos, mostrou-se sempre muito prestável aquando das nossas indecisões com o vinho. Um serviço 5 estrelas, que me leva a afirmar que no D.O.C. se vive a alegria de trabalhar, parabéns.

Refeição: 10
A refeição foi excelente desde as entradas, passando pelo pratos principais e finalizando com sobremesas. Tudo da autoria do chef Rui Paula que a cada prato servido se certificava que estava de acordo com as nossas expectativas, recolhendo também sugestões da nossa parte. A um Risotto de Sapateira com Linguado, seguiu-se um Bife da Vazia com puré de queijo de cabra e courgete recheada. Para finalizar, uma Chamuça de queijo Chèvre com gelado de mel, requeijão, doce de abóbora e amêndoa. Tudo delicioso...

Loiça: 10
Tudo novo, desde os copos Schott Zwiesel até à loiça branca.

Vinho: 9
Grande escolha de vinhos com destaque para os vinhos do Douro. Os preços são bons, lembro-me por exemplo de um Quinta do Couquinho 2003 a apenas 15€ :) Palmas para esta carta de vinhos. Como é habitual, optámos por vinho a copo que existe numa boa selecção de garrafas. Existem dois frigoríficos de vinho pelo que o branco e o tinto servidos se apresentaram à temperatura correcta.

Preço VS Prazer: 10
Viva o voucher do Discount Book que nos ofereceu um prato principal, tendo o total pago ficado em cerca de 60€ (2 pessoas). Fantástico valor para o prazer gastronómico que tivemos. O D.O.C. dá assim um salto directo para a lista de restaurantes altamente recomendados aqui do espaço.

A única coisa menos prazerosa foi termo-nos perdido a caminho do restaurante, mas mesmo isso acabou por ser uma experiência divertida termos demorado 45 minutos a fazer um caminho que se faz em 10 :) Fazer as estradinhas do vale do Douro é giro, mas durante a noite?? Nunca me fez tanta falta um GPS...

D.O.C.
EN 222 - Folgosa do Douro, Armamar
http://www.restaurantedoc.com/
Telefone: 254858123

Outra crítica ao D.O.C.: Blog Vinho a Copo

...Próxima Crítica Sabores em Viagem: Yasmin (Lisboa)

4 comentários:

Carla disse...

conheço e a única coisa que posso dizer é que concordo integralmente contigo...um sítio único que merece uma visita com tempo para se apreciar as suas potencialidades
beijos

PedromcdPereira disse...

Epá, finalmente pões aqui um restaurante a que me apetece mesmo ir!

Anónimo disse...

tenho de deixar de ler estas coisas! até fico a salivar com a descrição!

Cloud

Anónimo disse...

O Bife é com queijo de cabram, mas a Chamuça já é com queijo Chèvre...

... e se metessem a presunçäo e o pedantismo no... lava-loiça?

Parece a outra a perguntar "ai mas este queijo de cabra é chévre?".

Só à chapada! Manientozecos! Até perco o apetite!