sexta-feira, maio 14, 2010

Sabores em Viagem: Sofisticato (Lisboa)

Cá estou eu mais uma vez, agora para escrever algumas palavras dum restaurante que está muito na moda em Lisboa.

Fãs incondicionais da cozinha italiana, deu-nos um desejo incontrolável de comer algo que não fossem pizzas. Decidimos então experimentar o restaurante Sofisticato em Santos, do qual já tínhamos ouvido falar muito bem.

Chegando ao local, e embora não existam lugares à porta, foi relativamente fácil estacionar por perto. Após uma agradável caminhada de 5 minutos pelas ruas de Santos, chegámos à porta do restaurante, e logo nos apressámos a entrar...


Espaço: 8
Com 3 salas distintas, o espaço é muito agradável e convida a entrar. A primeiras duas salas são bastante sofisticadas e quentes, com algum luxo e estilo retro. A última sala vou chamar-lhe a "sala dos fundos", que apesar de um ambiente engraçado e com uma parede escrita a giz, pecava pelo ruído da proximidade da cozinha. Apesar da música ambiente, os ecos nesta sala são demasiado evidentes devido à "frieza" do materiais envolventes. Esta sala possui também um tecto de vidro que permite ver o exterior, muito original. Ambas as salas são para Não Fumadores.

Serviço: 6
Profissionais, atenciosos, sempre simpáticos e dispostos a clarificar as nossas curiosidades. Nota 6 então porquê? Bem, haviam apenas dois empregados no restaurante o que levou a alguns atrasos e correrias quando o restaurante estava à pinha. Lembro-me do cliente atrás de nós reclamar pela garrafa de vinho pedida no início da refeição, que só chegou alguns minutos depois de ter o prato na mesa e após reclamação. Um restaurante destes deve no mínimo ter quatro pessoas a servir às mesas...

Refeição: 7
A refeição tinha bons ingredientes, mas a apresentação sem grande requinte, nenhum toque colorido ou contraste nos pratos apresentados... Para Sofisticato estavamos à espera de algo que nos enchesse a vista o que não aconteceu.
Os sabores esses estavam no ponto, nada de extraordinário mas muito bons e fiéis à verdadeira cozinha italiana. Desde a entrada de Mozzarella di bufala com pimentos, simples e eficaz, passando por uma pasta e um risotto que satisfizeram mas não encantaram, e terminando com um Tiramisu caseiro deveras delicioso...
Apesar de toda a atenção por parte dos empregados (a comida veio já dividida da cozinha), não há cuidado na temperatura dos pratos. Comida quente em pratos frios, até me dá arrepios...

Loiça/Menu: 4+
O Menu é simples mas suficientemente diversificado. Os copos para vinho e para água eram adequados, mas os pratos tinham as extremidades partidas... (não foi só um), e os talheres algo pesados. Será que é assim tão caro manter a loiça em condições? Nota negativa na loiça pelos pratos lascados. Num restaurante destes não é aceitável!

Vinho: 6
Carta de vinhos algo limitada e com preços a apontar para cima, quer nos vinhos portugueses quer nos vinhos italianos. Na carta nenhuma informação de vinho a copo ou de meias garrafas. Após questionar, afinal sempre existia vinho a copo o que é de louvar... mas nem o provámos. Estavam disponíveis apenas duas referências tintas, Quinta da Alorna e Valpolicella, ambos a 5 euros o copo. Parece-me muito desajustado o preço pelo que decidimos deixar o vinho nas garrafas e beber apenas água. E que bem que ela soube apesar de ter custado 4.5€ (0.75l).

Preço/Prazer: 6+
50€ para duas pessoas, sem vinho e sem qualquer voucher (existem no entanto Vouchers Lifecooler para este restaurante).
Achámos o restaurante um pouco caro para o conceito a que se propõe, salvando a excelente atenção e serviço de quem dá a cara em ambas as salas do Sofisticato.
Com estes preços só melhorando pontos como a loiça, o número de empregados, a apresentação (mal menor) e o aquecimento dos pratos. Para além disso, com algumas soluções de absorção de ruído, tornariam a original sala "dos fundos" muito mais agradável aos clientes.

Um restaurante que recomendo aos curiosos não só pelo ambiente romântico, mas pela fidelidade aos sabores de Itália. Tenho a certeza que serão bem recebidos.


http://restaurantesofisticato.com/
Rua São João da Mata 27
Santos - Lisboa
213965377
info@restaurantesofisticato.com

5 comentários:

Laura disse...

Hummmmmmm....
Que bom momento este!
Vim deixar o rasto do meu novo endereço, e avisar que linkei o meu amigo blogger )
Beijos tropicais

sedi disse...

Recomendas?!
Siceramente depois da descrição não fiquei com vontade de experimentar. :S

Abraço

PS. Um dia destes tens que experimentar catalogar algumas das "mais famosas" cadeias de fast food. Só para se ter ponto de comparação.
Consigo pensar em dois pormenores e que já estão à frente, não há loiça lascada e por norma os pacotes (do que quer que seja estão quentes! :))!!!

Pratas disse...

Grande Sedi, lá está, recomendo aos curiosos pois dificilmente terei curiosidade para lá voltar.

Atenção que gostei do restaurante (basta ver as notas acima de 5) mas não o achei um restaurante do outro mundo.

O Sofisticato não é um mau restaurante, simplesmente ao que se propõe e com os preços que pratica deixa algo a desejar.

Do meu ponto de vista ou melhora alguns pontos para que justifique os preços praticados, ou em alternativa baixa os preços para que as expectativas do cliente baixem.

Grande Abraço ;)

Joli disse...

Parabéns pela atitude de não ter pedido o vinho. Pode ser que um dia os gestores dos espaços percebam que só perdem em não ter um serviço de vinho a preços cordatos.
Quanto ao restaurante em si, já lá passei umas vezes à porta mas nunca entrei.
Parabéns pelo blog, que gosto de ler.

Pratas disse...

Obrigado pela visita Joli, é sempre bom ver novas caras por aqui que fazem questão de deixar um comentário. 1 Abraço