sexta-feira, maio 14, 2010

Sabores em Viagem: Sofisticato (Lisboa)

Cá estou eu mais uma vez, agora para escrever algumas palavras dum restaurante que está muito na moda em Lisboa.

Fãs incondicionais da cozinha italiana, deu-nos um desejo incontrolável de comer algo que não fossem pizzas. Decidimos então experimentar o restaurante Sofisticato em Santos, do qual já tínhamos ouvido falar muito bem.

Chegando ao local, e embora não existam lugares à porta, foi relativamente fácil estacionar por perto. Após uma agradável caminhada de 5 minutos pelas ruas de Santos, chegámos à porta do restaurante, e logo nos apressámos a entrar...


Espaço: 8
Com 3 salas distintas, o espaço é muito agradável e convida a entrar. A primeiras duas salas são bastante sofisticadas e quentes, com algum luxo e estilo retro. A última sala vou chamar-lhe a "sala dos fundos", que apesar de um ambiente engraçado e com uma parede escrita a giz, pecava pelo ruído da proximidade da cozinha. Apesar da música ambiente, os ecos nesta sala são demasiado evidentes devido à "frieza" do materiais envolventes. Esta sala possui também um tecto de vidro que permite ver o exterior, muito original. Ambas as salas são para Não Fumadores.

Serviço: 6
Profissionais, atenciosos, sempre simpáticos e dispostos a clarificar as nossas curiosidades. Nota 6 então porquê? Bem, haviam apenas dois empregados no restaurante o que levou a alguns atrasos e correrias quando o restaurante estava à pinha. Lembro-me do cliente atrás de nós reclamar pela garrafa de vinho pedida no início da refeição, que só chegou alguns minutos depois de ter o prato na mesa e após reclamação. Um restaurante destes deve no mínimo ter quatro pessoas a servir às mesas...

Refeição: 7
A refeição tinha bons ingredientes, mas a apresentação sem grande requinte, nenhum toque colorido ou contraste nos pratos apresentados... Para Sofisticato estavamos à espera de algo que nos enchesse a vista o que não aconteceu.
Os sabores esses estavam no ponto, nada de extraordinário mas muito bons e fiéis à verdadeira cozinha italiana. Desde a entrada de Mozzarella di bufala com pimentos, simples e eficaz, passando por uma pasta e um risotto que satisfizeram mas não encantaram, e terminando com um Tiramisu caseiro deveras delicioso...
Apesar de toda a atenção por parte dos empregados (a comida veio já dividida da cozinha), não há cuidado na temperatura dos pratos. Comida quente em pratos frios, até me dá arrepios...

Loiça/Menu: 4+
O Menu é simples mas suficientemente diversificado. Os copos para vinho e para água eram adequados, mas os pratos tinham as extremidades partidas... (não foi só um), e os talheres algo pesados. Será que é assim tão caro manter a loiça em condições? Nota negativa na loiça pelos pratos lascados. Num restaurante destes não é aceitável!

Vinho: 6
Carta de vinhos algo limitada e com preços a apontar para cima, quer nos vinhos portugueses quer nos vinhos italianos. Na carta nenhuma informação de vinho a copo ou de meias garrafas. Após questionar, afinal sempre existia vinho a copo o que é de louvar... mas nem o provámos. Estavam disponíveis apenas duas referências tintas, Quinta da Alorna e Valpolicella, ambos a 5 euros o copo. Parece-me muito desajustado o preço pelo que decidimos deixar o vinho nas garrafas e beber apenas água. E que bem que ela soube apesar de ter custado 4.5€ (0.75l).

Preço/Prazer: 6+
50€ para duas pessoas, sem vinho e sem qualquer voucher (existem no entanto Vouchers Lifecooler para este restaurante).
Achámos o restaurante um pouco caro para o conceito a que se propõe, salvando a excelente atenção e serviço de quem dá a cara em ambas as salas do Sofisticato.
Com estes preços só melhorando pontos como a loiça, o número de empregados, a apresentação (mal menor) e o aquecimento dos pratos. Para além disso, com algumas soluções de absorção de ruído, tornariam a original sala "dos fundos" muito mais agradável aos clientes.

Um restaurante que recomendo aos curiosos não só pelo ambiente romântico, mas pela fidelidade aos sabores de Itália. Tenho a certeza que serão bem recebidos.


http://restaurantesofisticato.com/
Rua São João da Mata 27
Santos - Lisboa
213965377
info@restaurantesofisticato.com

5 comentários:

Helena disse...

Hummmmmmm....
Que bom momento este!
Vim deixar o rasto do meu novo endereço, e avisar que linkei o meu amigo blogger )
Beijos tropicais

sedi disse...

Recomendas?!
Siceramente depois da descrição não fiquei com vontade de experimentar. :S

Abraço

PS. Um dia destes tens que experimentar catalogar algumas das "mais famosas" cadeias de fast food. Só para se ter ponto de comparação.
Consigo pensar em dois pormenores e que já estão à frente, não há loiça lascada e por norma os pacotes (do que quer que seja estão quentes! :))!!!

Luis Prata disse...

Grande Sedi, lá está, recomendo aos curiosos pois dificilmente terei curiosidade para lá voltar.

Atenção que gostei do restaurante (basta ver as notas acima de 5) mas não o achei um restaurante do outro mundo.

O Sofisticato não é um mau restaurante, simplesmente ao que se propõe e com os preços que pratica deixa algo a desejar.

Do meu ponto de vista ou melhora alguns pontos para que justifique os preços praticados, ou em alternativa baixa os preços para que as expectativas do cliente baixem.

Grande Abraço ;)

Jojojoli disse...

Parabéns pela atitude de não ter pedido o vinho. Pode ser que um dia os gestores dos espaços percebam que só perdem em não ter um serviço de vinho a preços cordatos.
Quanto ao restaurante em si, já lá passei umas vezes à porta mas nunca entrei.
Parabéns pelo blog, que gosto de ler.

Luis Prata disse...

Obrigado pela visita Joli, é sempre bom ver novas caras por aqui que fazem questão de deixar um comentário. 1 Abraço