quinta-feira, outubro 01, 2009

Sabores em Viagem: Flor de Sal (Lisboa)

Lisboa à noite = Tranquilidade , Paz e Alegria e Descontracção...

Flor de Sal, mas quantos restaurantes chamados Flor de Sal existem em Portugal afinal? Uma breve pesquisa no google leva-nos a três sítios totalmente diferentes...

Adiante com a originalidade, o que é certo é que o Flor de Sal é um restaurante muito bem situado num local que considero mágico, a Praça das Flores.

Traduzindo por palavras, foi mais ao menos assim que caracterizamos a visita ao Flor de Sal, confortavelmente instalados na sua esplanada no dia 25 de Março de 2009 (Viva o São Pedro... ou talvez não)

Espaço: 7
O restaurante Flor de Sal está situado na Praça das Flores, ambiente já mencionado. O espaço pode ser usufruído no interior onde existe uma sala rectangular muito simples, mas que para quem sofre de claustrofobia poderá fazer alguma confusão... A sala está como que numa cave para mim muito bem aproveitada e decorada. A esplanada é também agradável mas muito mais simples, sem luxos. Estava uma noite muito amena, por isso foi muito fácil decidir pela esplanada.

Serviço: 8

A equipa feminina que nos atendeu está de parabéns. São muito simpáticas e prestáveis, encaixando perfeitamente no Espaço onde trabalham. O ambiente descontraído no atendimento cai que nem uma luva e nunca deixou de ser profissional. Fomos muito bem recebidos.

Refeição: 7
Para entrada pedimos uma Floresta de Shitake (folhas verdes com cogumelos japoneses salteados, queijo cabra e maçã, acompanhada de bruschettas) Ficámos imediatamente surpreendidos pela excelente apresentação e qualidade deste prato.
O 1º prato principal foi um Robalo (filete de robalo com crosta de hortelã e com molho de laranja e ratatouille com pesto) que estava fantástico.
Com as expectativas no lugar certo, chegou o segundo prato principal, um Risotto de Pato (desfiado com maçãs ao caril e crocante de alho francês). A combinação talvez fosse muito interessante, mas a meu ver não foi muito bem conseguida... O risotto deixou muito a desejar, assim como maçãs ao Caril.
Como sobremesa um Petit Gateau, que aqui se chama Puff de Chocolate (na nossa opinião nada de especial). Os pratos vieram já divididos da cozinha revelando atenciosidade no servir, no entanto, a porcelana vinha fria logo foi um instante até a comida ficar fria.

Loiça/Menu: 6
Normais, sem grandes luxos mas em condições. Copos diferentes para branco e tinto de qualidade aceitável.

Vinho: 6
Pouquíssima escolha e preços a seguir a norma da restauração. Existe vinho a copo, mas apenas 1 tinto e 1 branco pelos quais optámos.
Infelizmente não nos deram a provar nenhum dos vinhos, foram apenas servidos. Estariam ambos em condições não fosse o vinho tinto estar quente.
Não queremos obviamente que todos os restaurante tenham um serviço de vinhos de topo, mas achamos sim que podiam contribuir muito mais para este produto nacional que os sustenta. Aqui apelamos simplesmente ao Bom Senso, mensagem esta não só para este espaço, como também todos aqueles que ainda têm algumas falhas a meu ver básicas.
No caso do flor de Sal, simplesmente servir o vinho tinto na temperatura correcta, e ser dado a provar ao cliente mesmo no vinho a copo.

Preço/Prazer: 7

Numa noite fantástica e no ambiente em que estivemos envolvidos, a comida e o serviço simpático conseguiu satisfazer-nos muito.
O valor pago foi de 42€ já com o desconto do voucher habitual.

E ainda deu para uma grande risada no final da refeição... Pensávamos nós que a fazer juz ao nome Flor de Sal, estava na mesa um pequeno copo com sal. Ao analisarmos melhor, demos conta que em vez de flor de sal o recipiente continha sal grosso comum. Aí achámos nós que não era lá muito simpático ter tal sal para condimentar a comida.... mas... as surpresas são sempre muitas, e como quem não sabe é como quem não vê, fica um conselho: Não temperem a comida com o sal que está dentro do copo... pois é um cinzeiro... Incrível e enganador... :)

Nota final: Estas notas são meramente opiniões. Melhorem, corrijam e vão ver que a vossa estrada é longa e com muito sucesso!!!


Praça das Flores 40 - Lisboa
Tel: 213975065
email: reservas@flordesal.com.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

que Lisboa te apetece?
dá o teu contributo aqui:
www.lxfeelslike.blogspot.com