quarta-feira, julho 08, 2009

Sabores em Viagem: Dom Pepe (Cascais)

"Um ambiente clássico e acolhedor, com uma vista maravilhosa sobre o mar. Um lugar luminoso e aprazível, aberto a todos, onde uma tradição com quase quarenta anos de bem servir se renova todos os dias e faz justiça aos três talheres do Guia Michelin" @Dom Pepe website

Foi um visita totalmente inesperada ao restaurante Dom Pepe...bom, pelo menos para um de nós...

Não estou desta vez a falar no fantástico Dom Pepe na ilha da Madeira, restaurante que, se ainda se lembram, tive oportunidade de falar num anterior tópico do Sabores em Viagem... Estou a falar do Dom Pepe de Cascais, restaurante situado junto à estrada marginal na freguesia de Parede.

Ora bem, mas vamos ao que interessa...

Espaço: 9
Abrimos a porta de entrada, e de imediato observamos um estilo clássico que acaba por definir esta casa. Vamos subindo pelas escadas que levam à sala de refeições, e não conseguimos ficar indiferentes à decoração, às fardas dos colaboradores. Tudo muito tradicional, mas tudo com muita classe, a tradição de uma casa com 40 anos de vida onde tudo se encontra em boas condições e com um brio enorme de limpeza e esplendor.
As mesas junto à janela são perfeitas para desfrutar uma vista para o mar.
Existe facilidade de estacionamento na zona.

Serviço: 10
Os colaboradores são excelentes profissionais e muito atenciosos, tendo sempre um sorriso e dois dedos de conversa disponíveis para aqueles que apreciam um pouco mais que uma simples refeição. Dá-me especialmente muito prazer encontrar pessoas com esta atenciosidade pura. É algo que não se aprende..., ou se tem ou não se tem.

Refeição: 9
Couvert composto de azeite do Esporão, oregãos, azeitonas e pão. Veio também para a mesa um queijo fresco e um delicioso e quentinho pão com chouriço da casa, sim coisa rara... mas o pão é mesmo feito no restaurante!
Começámos com um refrescante e saboroso Gaspacho, seguido de uns Medalhões de Garoupa à Chefe acompanhados de batata cozida e legumes. Como prato de carne escolhemos Vitela Barrosã no pão com um molho guloso acompanhada de batata frita, grelos cozidos, cenoura ralada e beterraba. Tudo muito saboroso e bem feito, tradicional mas com um toque sofisticado e bem apresentado.
Excelente serviço na divisão prévia das refeições em pratos para duas pessoas, onde os mesmos pratos foram previamente aquecidos. De louvar, pois por incrível que pareça ainda são poucos os restaurantes em Portugal que empratam a comida em pratos quentes.

Loiça/Menu: 7
Loiça acima da média e em boas condições mas alguns talheres a precisar de substituição. Copos de água e vinho Schott Zwiesel, impecáveis.
O menu encontra-se bem elaborado, com uma boa divisão entre diferentes tipos de prato.

Vinho: 8
Gostei da carta de vinhos desenhada pelo enólogo Mário Louro. Os preços são sensatos na maioria dos vinhos, e as escolhas são diversificadas e actualizadas (salvo erro) numa base mensal. Existe uma escolha de vinho a copo, embora gostássemos de ver um pouco mais de opções.
De louvar o serviço de vinhos. Após fazermos o pedido de vinho a copo, foi-nos trazida a garrafa, apresentada, e mostrada a data de abertura etiquetada na mesma, pequeno pormenor importantíssimo que até agora nunca tinha visto. De seguida servidos à nossa frente num copo marcado, com os 15cl virados para o cliente. Temperatura de serviço correcta nos brancos e no tinto bebidos.

Preço/Prazer: 10
Na factura pôde-se ler 45€, com uma das refeições absorvida por um voucher Discount Book.
No final da refeição ainda fomos presenteados com um limoncello, e uma simpática conversa com o Sr. Manuel Furtado, chefe de Sala e Sommelier que exercendo funções há cerca de 29 anos, nos revelou o grande amor que tem à camisola que veste.

Recomendo? Sem dúvida. Bom... se entrei curioso, saí satisfeitíssimo com a refeição mas sobretudo com a gentileza e graciosidade de toda a equipa que faz o Dom Pepe. PARABÉNS!

Em dois Dom Pepe visitados, duas notas máximas de satisfação. Este nome é de facto sinónimo de uma casa com qualidade e simpatia. No caso do Dom Pepe de Cascais, somos obrigados a somar a isto a tradição e a história de uma casa familiar que vem servido por gerações...

Rua Sampaio Bruno 4 1º - Estrada Marginal - Parede
Tel: 214570636
email: geral@restaurantedompepe.com

Nota: Foto retirada do site do restaurante e editada por mim.

2 comentários:

Anónimo disse...

continuo abismado com os teus relatos gastronómicos :D

carpe diem!

Cloud

Luis Prata disse...

Obrigado Cloud. dá-me imenso prazer partilhar estas experiências. ;)