segunda-feira, junho 30, 2008

Os 6 melhores vinhos do semestre...

O melhor Champanhe, que por acaso até foi o único bebido este ano, foi um Veuve Clicquot Ponsardin Brut. Este Champanhe faz esquecer o Moët & Chandon tal é a sua exuberância e prazer que proporciona a beber. Bolha muito fina e definida, preenche a boca toda em total harmonia, entrada muito suave e frutada com um final longuíssimo, fica na boca por minutos! Uma bela sinfonia para cada uma das pupilas...


O melhor Verde bebido foi o Anselmo Mendes Alvarinho 2005. Com muita classe e tradição, este vinho teve um estágio de 9 meses em barricas usadas sobre as borras totais, tendo o resultado num Alvarinho que impressiona qualquer apreciador.


O melhor branco, Vale d'Algares Branco 2006, deu-me a conhecer a fantástica casta Viognier... querem que vos diga? Que casta... fiquei imediatamente estonteado com seus aromas florais aliados a uma acidez muito boa a trazer uma enorme frescura ao conjunto... Esta casta vai dar que falar. Vinificado a apenas a 2ºC e envelhecido em barricas novas de carvalho francês, este vinho é no mínimo muito bom e merece uma prova bem atenta.


O melhor tinto provado foi sem dúvida o Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2005. Um vinho com 15,5% de álcool mas que por incrível que pareça não se nota muito nem na boca nem no nariz, impressiona. O vinho é bastante complexo e tem as três componentes bem no sítio (apesar do elevado teor alcoólico), proporcionando grandes momentos de prazer durante toda a sua prova, e que prova..


O mais apreciado colheita tardia do semestre foi o Quinta da Alorna Colheita Tardia 2004. Tanta sobremesa tive oportunidade de degustar na presença desta maravilha. Um vinho muito versátil, com acidez e doçura no ponto ideal o que o torna um excelente acompanhamento de sobremesas à base de ovo. O preço também não é nada mau.


O melhor Porto provado foi um Niepoort Colheita 1983 em formato Magnum.


Um especial agradecimento ao Sérgio que tornou muitas destas agradáveis experiências possíveis. Prova após prova a vida continua a girar, e sempre com muitos sorrisos.

6 comentários:

Lídia Amorim disse...

vim agradecer pelo comment k fizes-te á minha foto!

bigada! :) a tua opiniao é importante pk és um excelente fotografo!

jinhixxx

Anónimo disse...

Estou desiludido ctg pa... então e da Bairrada, nada???

Tá mal... ;)

Aquele abraço

Luis Prata disse...

Grande falha de facto :) Toda a gente sabe que vinho que é vinho só pode ser da Bairrada :) No segundo semestre prometo uns Baga aí com fartura, para mostrar o que é vinho para homens a séria :D

Isabel disse...

O xuxu RI muito e agradece a disponibilidade em ao aturarmos nesta "coisa" de Vinhos e Tal......

( ele tem Binhassa da Viarrada..próxima semestre...paga o Xuxu...para Variar)
P.S. Xuxu = Sérgio ;-)

Luis Prata disse...

Venham daí esses taninos então! Quero provar esses Baga até ficar com os dentes pretos :D

sedi disse...

Estás um verdadeiro "bêbado profissional"! :-)
Keep them coming, cada vez que preciso de uma sugestão para um bom vinho as opções são sempre uma de duas, telefonar ou vir ler alguns posts! ;-)