quarta-feira, outubro 01, 2008

Sabores em Viagem: Restaurante Dom Pepe

"Aqui celebra-se a tradição gastronómica da cozinha mediterrânica, e a dignidade do melhor vinho Português. O sabor da tradição e da boa mesa junta-se ao prazer de receber."

Estas são as frases sensatas de boas vindas do Dom Pepe no Funchal. As palavras seguintes e de minha responsabilidade, apenas confirmam o já prometido por este restaurante...

Sala: 8
Uma sala muito agradável dividida em dois espaços de modo a receber fumadores e não fumadores. Boa iluminação e música ambiente (Jazz) no volume certo a proporcionar a envolvência necessária à refeição.

Serviço: 10
Três palavras definem a qualidade do serviço do Dom Pepe: Classe, Requinte, Competência. Uma excelente Escola de Hotelaria/Restauração. Muitos restaurantes deveriam vir ao Dom Pepe aprender a arte de bem servir. Até uma mera troca de guardanapos no colo foi feita com talheres. Outro detalhe, a porcelana dos pratos foi sempre previamente aquecida antes de chegar à mesa, hábito seguido por quase todos os restaurantes que visitei na Madeira.

Refeição: 9
Escolha imensa nos couverts (pão, manteiga, favas com chouriço azeite e alho, feijão frade, orelha de porco, milho frito, pimentos assados temperados, moelas).
Como peixe foi-nos recomendada uma ventrecha de atum grelhada com batata doce, dos melhores pratos de peixe que já comi em toda a minha vida...
Umas bochechas de porco preto servidas com batata frita envolvida em alho e um esparregado divinal, preencheram o prato de carne.
Finalizámos com uma tarte de maçã muito boa, ligeiramente doce e pouco massuda.

Loiça: 8
Copos de cristal, talheres de qualidade e loiça em excelente estado.

Vinho: 8
Carta de vinhos conservadora a preços sensatos e com alguma variedade. Faltam no entanto alguns vinhos mais recentes para dar alguma modernidade à carta. Existe vinho a copo mas infelizmente as opções são poucas, cerca de quatro vinhos apenas que não constavam da carta. Optámos por uma 1/2 garrafa de Planalto branco 2007, e a copo bebemos um Luís Pato tinto 2005. Temperatura de serviço boa em ambos os vinhos.

Preço/Prazer
: 10
Acreditem ou não esta refeição ficou em apenas 32,50€ com o já habitual Voucher (Discount Book). Preços imbatíveis em qualidade mas também em quantidade. A refeição mais barata das férias foi afinal a que mais nos deu prazer.


Comer tão bem, ser tão bem servido e pagar "peanuts", é algo muito difícil hoje em dia e deve ser aproveitado. O Dom Pepe é um restaurante fantástico que não deve ser esquecido numa visita à ilha da Madeira. Os meus sinceros parabéns aos responsáveis deste espaço, continuem o trabalho de excelência e tenham a certeza que voltarei numa próxima oportunidade.

5 comentários:

Isabel disse...

Muito Bem!! ;-) ;-)

Lídia Amorim disse...

ui e então tb andas doente??

bjoka

Anónimo disse...

Que descrição rapaz! fiquei com agua na boca! :)

Carpe Diem!

Cloud

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a avaliação!Já tive o prazer de jantar várias vezes no Dom Pepe no Funchal e derreto-me sempre com os acompanhamentos e as entradas.A arte dos talheres dá um toque de requinte, bem como a abordagem feita por todos os que trabalham neste restaurante.Fico à espera da avaliação dos restantes restaurantes.Bjs

Miguel Ferreira disse...

Eu nem sequer estava a pensar em ir à Madeira mas vou tratar já de planear uma ida...

Abraço