quinta-feira, maio 28, 2009

Jornal Nacional da TVI mistura factos e opinião

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) considera que a TVI desrespeitou as normas ético-legais do jornalismo misturando factos e opinião em várias edições do "Jornal Nacional", alvo de queixas analisadas pelo organismo.

Numa deliberação hoje divulgada, a ERC "reprova a actuação da TVI", e insta a estação a cumprir "de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas".

Os membros do conselho regulador consideraram que a TVI deve "demarcar 'claramente os factos da opinião'", como determina o Estatuto do Jornalista.

A ERC considera "verificada, à luz da análise efectuada, a possibilidade de a TVI ter posto em causa o respeito pela presunção de inocência dos visados nas notícias".

Entre 16 de Fevereiro e 30 de Março de 2009, deram entrada na ERC dez queixas contra as edições de 13 de Fevereiro, 30 de Janeiro e 1 e 27 de Março e outras edições não especificadas do "Jornal Nacional" da TVI, questionando o tratamento jornalístico de matérias que envolvem o primeiro-ministro e outros membros do Governo.

As queixas referem-se a peças jornalísticas emitidas no Jornal Nacional de Sexta (conduzido por Manuela Moura Guedes).

Em apenas um caso, a edição transmitida a 01 de Março, não se está perante esse serviço noticioso, uma vez que era domingo. @ Diário de Notícias

Foram precisos meses, foi preciso até chegar-se ao ridículo para se dar alguma atenção ao pseudo-jornalismo praticado pela TVI.

A tristeza é o povinho continuar a gostar destas peixeiradas à boa moda lusitana...

5 comentários:

Marina G. disse...

As pessoas se deixam levar por palavras bonitas e gente bem vestida... aposto que se algum mero mortal der a mesma opinião não será levado tão a sério.
Beijos querido :*

Luis Prata disse...

Marina,
E mortais somos todos. Grande verdade... Bjinhos

Já agora para quem não viu, a peixeirada (apenas uma delas) pode ser vista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Lftkg614wmM

AC disse...

Gosto de noticias, sei que representam a pulsação da Nação, mas gosto-as como reality shows e NUNCA como veiculo transmissor de noticia!

Da TVI em especifico, não acompanho nenhum programa, sei que são divertidissimos, com os da Sra Guedes à cabeça das preferencias, mas tenho mais que fazer com o meu tempo.

Parece-me que se tem um jornalismo do nivel dos noticiados, apenas isso.

Fica bem, abração

Miguel Ferreira disse...

Verdade que aquilo parece um tanque ou uma ribeira à moda antiga onde vamos lavar a roupa suja com sabão azul e branco para desencardir mas... acho curioso essa tal de Entidade Reguladora para a Comunicação Social(ERC) manifestar-se em relação a este caso e simplesmente ignorar tantos mas tantos outros que encontramos à anos pelos jornais Correio da Manhã, 24 horas, Record, etc, etc.

Será que tem alguma coisa a ver com o Primeiro Ministro, Campanhas Eleitorais, Poder Politico???

Por aqui podemos ver que o poder e a justiça não são extensiveis a todos os Portugueses...

Luis Prata disse...

Claro, tens toda a razão... é o estado miserável do nosso país...