segunda-feira, julho 05, 2010

Sabores em Viagem: BL Lounge (Évora)

Num calor intenso mas bastante saudoso, a cidade de Évora saúda-nos com algumas boas escolhas de restaurantes, umas mais tradicionais e outras mais arrojadas. Decidimo-nos pela última, e lá fomos experimentar um espaço um pouco recôndito de nome BL Lounge.

A fachada do restaurante é muito original e mantém a traça da antiga fábrica de azulejos que um dia lá habitou, muito bonita por sinal!

As iniciais BL provêm de Bravo e Lúcia, nome dos proprietários e antigos donos do restaurante Liz, que era já um dos grandes ícones da restauração em Évora. Depois do sucesso no Liz, decidiram mudar de ares e investir num novo espaço que se revela muito bem decorado, arejado, e a colocar uma lufada de modernidade na bonita cidade Alentejana.

Espaço:
8
A sala de refeições é uma "espécie" de open space, agradável, ampla e bem decorada, contraste que mostra alguma frescura e cor nos materiais e cores utilizados (madeira clara e tonalidades branca e violeta).
Sendo uma sala muito ampla não há muita privacidade, nos entanto sentimo-nos aconchegados e confortáveis numa sala sofisticada. O conceito lounge tem também registo numa pequena sala de espera que se estende além da sala principal.
Música ambiente de bom gosto preenche todo o espaço de uma forma envolvente.
O restaurante é para fumadores, mas pareceu-me ter condições óptimas de extracção de fumo. Estavam pessoas a fumar na sala mas não fomos incomodados pelo fumo.

Serviço: 8
Profissionais, atenciosos, e eficientes. Nada negativo a apontar.

Refeição: 10
Começámos por comer um Risotto com espargos e gambas fritas. Adorei este prato, os espargos estavam no ponto e o arroz nada enjoativo. O Parmesão ralado veio à parte para colocarmos a gosto o que achei um bom pormenor. As gambas davam o toque forte neste prato que se tornou bastante harmonioso.
Se seguida chegou-nos um Entrecosto assado no forno em vinho tinto e migas de tomate. Caros leitores, este entrecosto é simplesmente divinal, sabor muito bom e que textura... e as migas a acompanhar muito bem.
Como sobremesa comemos uma Sericaia com ameixa, tradicional e muito bem feita. Açúcar no ponto.
Os pratos (loiça) vieram sempre bem quentes para a mesa o que fez que não tivéssemos de comer à pressa para a comida não arrefecer.
Tudo muito bem confeccionado, sabores fortes e bem vincados da gastronomia Alentejana, saídos das mãos da talentosa esposa do proprietário (Srª Lúcia) que fez lindamente em dedicar-se à arte culinária!! Parabéns!!!

Loiça/Menu: 9
Loiça e copos em muito bom estado, sinal também do restaurante ser novo. Copos apropriados. Menu muito original que permite desfolhar comida e vinho em páginas diferentes na mesma ementa. (ver foto)

Vinho: 7
Não existe vinho a copo.
Carta de vinhos com muita escolha mas muito (talvez demasiado?) focalizada no Alentejo, mas a preços bastante aceitáveis. Acabámos por pedir um Duorum (14€) que teve que ir poucos minutos para gelo por estar a cerca de 20º.

Preço/Prazer: 9
Uma despesa de cerca de 55€ a justificar toda uma refeição de sorrisos.
No final foi-nos ainda oferecida 1 aguardente feita pelo Sr. Bravo. Além do prazer de provar algo produzido pelo mesmo, foi o deleite de terminar esta refeição com este mimo! Um produto sem pretensões mas que pode tê-las sem qualquer timidez!
Um final de refeição com dois dedos de conversa e água na boca para um dia regressar.

Em resumo, foi um óptimo serão que tão cedo não iremos esquecer. Muito bom ambiente aliado à simpatia e dedicação do Sr. Bravo que merece todos os elogios.

Um restaurante sem dúvida a não perder numa próxima visita a Évora!

BL Lounge
Rua das Alcaçarias 1 - Évora
Tel: 266771323
Dias de Encerramento: Domingos e Feriados

3 comentários:

Isabel disse...

Adorei!! ;-)

Unknown disse...

obrigada!!! encontrei este blog e ainda por cima falava do meu espaço "bl lounge" :)espero que seja sempre uma descoberta pois acredito que há mais para descobrir! :)))

Luis Prata disse...

A internet tem destas coisas :)
Não precisa de agradecer Lúcia, nós é que agradecemos a sorte de termos encontrado o vosso restaurante.
Continuem o excelente trabalho ;)